quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Uma leitura importante para um viajante inexperiente!

Bom dia pessoal!
Seguindo com a montagem deste blog, inicio o dia de hoje comentando sobre a primeira grande decisão que tomei, viajar! Não sabia qual seria o destino...mas tinha vontade de ir para a Europa. Uma viagem sempre tem um motivo, seja a negócios, estudos ou turismo. No meu caso foi um turismo misturado com viagem independente (mochilão)! Como foi eu mesmo que montei o roteiro, era dono absoluto do meu rumo. Sabia que não ficaria preso a um grupo de pessoas e que poderia mudar meu percurso a qualquer momento durante a viagem. Ao longo da minha caminhada na postagem dos textos, poderei explicar com mais clareza o que penso sobre turista e viajante hehehe, antes disso gostaria de mencionar um texto muito show que me ajudou com dicas preciosas e abriu a mente para varias dúvidas que eu tinha a respeito da viagem, super recomendo: http://oviajante.uol.com.br/index.php. Inclusive comprei o "Guia criativo para O Viajante independente na Europa" (9ª ed), valeu a pena. Nem lembro agora o valor que paguei pelo guia, mas foi barato comparado a quantidade de informações importantes que ele traz. O guia a que me refiro foi um projeto de Zizo Asnis e Colaboradores, que parabenizo pelo belo trabalho. Adquiri o guia em Outubro de 2012, pouco tempo depois que decidi que faria a viagem. A internet em si traz uma quantidade de informações infinitas, mas no meio disso tudo, muita coisa se contradiz, muitas opiniões diferentes, etc...foi uma ferramenta muito importante, mas decidi que não queria confiar apenas na internet. Com o guia na mão, as coisas ficaram esclarecidas e práticas, levava ele pra vários lugares e sempre lia alguns tópicos importantes. Assim fui construindo a realidade que antes era um sonho. Via as coisas se materializando.
Destaquei os 10 mandamentos que deram uma base sólida para o que queria, assim descritos por O Viajante:


1- Não se acomodar o resto da vida no seu sofá de casa.
2- Vivenciar culturas diferentes.
3-Promover seu próprio país em contatos internacionais.
4- Romper paradigmas de viagem, despertando a percepção, o conhecimento e a criatividade.
5- Integrar-se com cidadãos das mais variadas nacionalidades, sem qualquer tipo de discriminação.
6- Conscientizar-se dos problemas mundiais e da preservação de recursos naturais, e fazer a sua parte em prol de um mundo melhor.
7-Retornar e incentivar que amigos, amigos de amigos e amigos de amigos também viagem.
8-Manter o bom humor – antes, durante e depois das viagens.
9-Buscar a comunicação com cidadãos de todo o planeta, sem ter medo de falar inglês sem falar inglês, de dançar e fazer mímica no meio de um restaurante ou de pagar mico em frente a qualquer estrangeiro de olhar “este cara é um insano”.
10-Voltar – e já planejar a próxima viagem.

Levei e levo esses mandamentos na ponta da língua hehehehe
Essa é a grande dica inicial! O guia traz informações detalhadas sobre os países Europeus, Cidades, Hotéis, Restaurantes, atrações.... e baseado nisso, montei o meu roteiro, que sofreu uma grande mudança de percurso hehe mas que vou deixar para contar no próximo post. Fique a vontade para deixar seu comentário. Um grande abraço,
Chico


Nenhum comentário:

Postar um comentário