quinta-feira, 3 de outubro de 2013

O Roteiro

Sempre gostei muito de estudar história para poder compreender melhor como se deu o processo de desenvolvimento das civilizações, saber qual a importância dos monumentos, tentar compreender e vivenciar a atmosfera dos lugares, ficar imaginando como as pessoas viviam em épocas passadas. Depois de inúmeras pesquisas na internet, decidi começar a montagem do roteiro. Li muitos relatos de mochileiros, pesquisei a respeito dos locais que queria visitar e a quantidade de dias de estadia em cada cidade, cheguei no seguinte: primeiro chegaria em Roma (5 dias), depois Pisa (1 dia), Milão (3 dias), Genebra (4 dias), Paris (5 dias) e finalizaria em Amsterdam (4 dias). Totalizando 22 dias, mais o tempo de ida e volta (saindo de Porto Alegre), daria um total de 25 dias mais ou menos. Estava ótimo, eu tinha 30 dias de férias, ainda teria mais alguns dias para descansar. Essa sequencia eu havia montado em Novembro de 2012, e com ajuda do Goolge Maps ficou assim:


Pois bem, depois disso, comecei a pesquisar locais para estadia, preços de passagem de trem para ir de cidade em cidade (sim, eu queria ir de trem para aproveitar a vista da paisagem :)), custos para alimentação, preços de ingressos, passagem aérea. etc... Para me organizar melhor, decidi fazer uma planilha no Excel (em um post próximo vou disponibilizar a planilha que montei) e me apavorei com a soma dos gastos para estas cidades heheheh... nossa, sem condições, teria que começar a cortar algumas coisas. Enquanto realizava esses cortes, me dei conta de que eu era totalmente inexperiente na questão de aeroportos, documentos, mapas, estações de trem, como andar dentro das cidades, muitas coisas. Considerando que seriam muitas cidades para visitar, com muitas atrações em cada uma, eu perderia muito tempo com deslocamentos, deixando de aproveitar o que era a proposta inicial da viagem! Tomei uma decisão: diminuiria o numero de cidades a serem visitadas e aumentaria o tempo de permanência em cada uma, assim o meu roteiro ganharia mais qualidade. Foi o que eu fiz, decidi que pelo valor histórico que mais me chamava atenção e pela curiosidade, mudei o roteiro para Paris (quem não quer conhecer Paris?!) e Amsterdam. Porém eu teria em torno de 20 a 25 dias para ficar nestas cidades, achei mais conveniente acrescentar algumas outras próximas que permitiriam um tipo de visita "bate-volta", tornando os gastos aceitáveis (as cidades de Roma, Pisa, Milão e Genebra, ficam para o próximo mochilão, merecem uma visita também!!) 
Com a pesquisa sobre o histórico de Paris, percebi que Versalhes teve uma importância fundamental no processo de evolução da França, ficando a mais ou menos 20 Km de Paris, acrescentei no roteiro. Poderia ir e voltar no mesmo dia (uma amiga disse que quem visita Paris não pode deixar de visitar Versalhes, pois é espetacular a beleza do lugar). Outras cidade próximas me chamaram atenção por terem castelos principalmente. Achei um Blog (http://shuffiviagens.blogspot.com.br/2010/04/castelo-chantilly.html) que me fez acreditar nesta possibilidade de visita e minha curiosidade aumentou, afinal o Château de Chantilly é belíssimo e merecia uma passada. Ficando a mais ou menos  40 Km de Paris, seria uma boa possibilidade também de ser visitado em um dia. Enfim, entrou no roteiro também. 
Amsterdam sempre me chamou atenção, principalmente por seus canais que acho belos e por ser a cidade onde fica a Casa de Anne Frank. Mais adiante vou contar detalhes dessa casa. 
E mesmo como em Paris, eu teria condições de fazer um bate-volta também mesmo estando em Amsterdam. Em outro site (http://www.ducsamsterdam.net/) achei coisas importantíssimas (recomendo o site pois é completo), encontrei informações sobre um local chamado Kinderdijk, que tem moinhos preservados característicos da Holanda, ficando a mais ou menos uns 100 Km de Amsterdam. Daria para fazer essa visita em um dia, mas para isso eu teria que passar por Rotterdam (cidade muito show), assim Kinderdijk seria um passeio de Rotterdam. No final das contas meu roteiro ficou assim:


Muito mais simples e mais concentrado, eu não precisaria me preocupar com despacho de bagagem e todo o estresse que é para quem não está habituado a frequentar  aeroportos e realizar todos os procedimentos com documentação...Os meus gastos diminuíram consideravelmente em relação ao primeiro roteiro e tornou possível a viagem para estes lugares. 
Agora, depois de ter passado pela experiência de viajar sozinho, acredito que teria condições de montar um mochilão só de capitais da Europa. No albergue que fiquei em Paris, fiz amizade com dois mochileiros independentes de São Paulo, que tornaram-se grandes amigos, o César e o Bruno Sampaio (que também se conheceram no albergue). Eles fizeram somente as capitais Europeias e deslocaram-se de avião entre elas (tipo Roma, Barcelona, Londres, Berlin e Paris). É uma proposta boa, muitos mochileiros fazem, mas diferente da minha, que era aproveitar bem cada local de acordo com minhas possibilidades e ter menos contato possível com aeroportos na primeira viagem.
Enfim, em dezembro de 2012, meu roteiro estava pronto e eu estava decidido. Agora o próximo passo seria providenciar o passaporte e a passagem aérea. Mas isso deixo para contar na próxima.
Um grande abraço
Chico

Nenhum comentário:

Postar um comentário